sexta-feira, 14 de maio de 2010

Portugal entre os melhores países para as mães terem filhos

Segundo o relatório anual da Organização “Save The Children”, Portugal está entre os 20 melhores países para as mulheres serem mães.

O ranking, intitulado "Estado das mães do mundo 2010", avaliou 160 países e colocou o Portugal em 19º lugar à frente do Canadá, dos Estados Unidos, da Áustria, do Luxemburgo ou do Japão. Os resultados têm como base a melhor combinação entre dez critérios que vão desde a esperança de vida das mães e dos bebés, partos medicamente assistidos, escolaridade feminina, incentivos à natalidade ou taxa de mortalidade infantil.

No grupo dos Estados com o melhor nível de vida, Portugal surge a meio da tabela, atrás da Estónia, Eslovénia, Espanha, Itália ou Reino Unido e é o que menos estímulos fiscais oferece às famílias. Na Europa, apenas Espanha e Polónia têm incentivos mais baixos, o que não impede Portugal de ser um dos melhores paises para se ter e educar filhos.

A Noruega surge como o melhor país do mundo e o Afeganistão como o pior para as mulheres educarem os seus filhos. Uma mãe norueguesa tem destacadamente mais escolaridade e uma esperança de vida até aos 83 anos. Uma mulher afegã tem apenas uma esperança mádia de vida de 44 anos e as crianças são muito vuneráveis, o que as leva a mortes prematuras.

Sem comentários: